No “Perguntas e Repostas do Moz”, muitas vezes há perguntas que são feitas diretamente sobre, ou respondidas com, uma referência para o todo-poderoso arquivo.htaccess. Eu reuni alguns trechos .htaccess que muitas vezes são úteis. Para aqueles que não sabem, o.htaccess é um tipo de arquivo de configuração para o servidor Apache, que permite que você manipule e redirecione URLs, entre outras coisas.
Todo mundo vai estar familiarizado com a dica número quatro, que é o clássico redirecionamento 301, que os SEOs passaram a conhecer e amar. No entanto, as outras dicas nesta lista são menos comuns, porém bastante úteis para saber quando você vai precisar delas. Depois de ler este artigo, adicione-o aos favoritos, e espero que ele te ajude a poupar tempo no futuro.
1. Faça URLs amigáveis para SEO e à prova de futuro
Quando eu era mais um desenvolvedor de um SEO, fiz um e-commerce de vendas de pacotes de férias, com uma estrutura de URL do produto:
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/ vacations.php? country = italy |
Provavelmente, uma URL assim seria melhor:
A segunda versão permitirá que eu me afaste do PHP mais tarde (e isso talvez seja melhor para SEO) e me permite até mesmo colocar outras sub-pastas mais tarde, se eu quiser. No entanto, não é viável criar uma nova pasta para cada produto ou categoria. Além disso, tudo vive em um banco de dados normalmente.
O Apache identifica os arquivos e também como lidar com eles por suas extensões, que podem substituir um arquivo por arquivo base:
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ForceType application/x-httpd-php5 |
Isso permitirá que o arquivo “mágico”, que é um arquivo PHP sem uma extensão, se pareça com uma pasta e lide com as pastas “internas” como se fossem parâmetros. Você pode testá-lo aqui (tente mudar os nomes das pastas dentro da “pasta” mágica):http://www.tomanthony.co.uk/httest/magic/foo/bar/donk
2. Aplique rel = “canonical” para PDFs e imagens
A comunidade SEO adotou o rel = “canonical” rapidamente, e isso normalmente é mencionado em discussões sobre questões de IA e canonização, onde tínhamos antes só redirecionamentos e bloqueios para resolver um problema. Isso é uma pequena e útil tag que está no cabeçalho de uma página HTML.
No entanto, muitas pessoas ainda não sabem que você pode aplicar rel = “canonical” em uma forma alternativa, usando HTTP, para casos onde não existam HTML para inserir uma tag. Um exemplo frequentemente citado que pode ser usado para aplicação de rel = “canonical” para PDFs consiste em apontar uma versão HTML ou para a página de download de um documento PDF.
Uma alternativa de uso seria aplicar rel = “canonical” para arquivos de imagem. Esta sugestão veio recentemente de um cliente meu e é algo que alguns de nós já tínhamos falado no escritório da Distilled. Minha primeira reação ao cliente foi que esta prática parecia um pouco ‘problemática’, mas quanto mais eu penso sobre isso, mais me parece razoável.
Eles tinham uma gama de produtos que fazem com que as pessoas vinculem a sua imagem, porém isso não é muito útil para eles em termos de SEO (todo o tráfego proveniente da pesquisa de imagens é improvável de converter), mas com o rel = “canonical” esses links para imagens levam para a página do produto, e de repente eles serão links úteis, e as rel =”canonical” parecem bastante razoáveis.
Aqui está um exemplo da aplicação de HTTP rel = “canonical” para PDF e um arquivo JPG:
Nós também poderíamos usar algumas variáveis mágicas (você não sabia que .htaccess faz variáveis?) para aplicar isso a todos os PDFs em uma pasta, linkando de volta para a página HTML com o mesmo nome (se você não tiver certeza tome cuidado com isso):
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RewriteRule ([^/]+)\.pdf$ - [E=FILENAME:$1] |
Você pode ler mais sobre isso aqui:http://support.google.com/webmasters/bin/answer.py?hl=en&answer=139394
3. As diretivas Robots
Você não pode instruir todos os mecanismos de pesquisa para não indexar uma página, a menos que você permita que eles acessem a mesma. Se você bloquear uma página com robots.txt, o Google ainda pode indexá-la caso ela tenha um monte de links que apontem para ele. Você precisa colocar a tag noindex Meta Robots em cada página sobre a qual deseja emitir esse tipo de instrução. Se você não estiver usando um CMS ou está usando um que é limitado em sua facilidade, isso poderia dar muito trabalho. . htaccess ao resgate!
Você pode aplicar diretivas a todos os arquivos de um diretório através da criação de um arquivo htaccess no diretório e adicionando este comando:
1 |
Header set X-Robots-Tag "noindex, noarchive, nosnippet" |
Se você quiser ler um pouco mais sobre isso, eu sugiro este artigo excelente do Yoast: http://yoast.com/x-robots-tag-play/
4. Vários tipos de redirecionamentos
O redirecionamento de SEO comum garante que um domínio canônico seja usado, normalmente www versus non-www. Existem também alguns redirecionamentos que você pode considerar úteis. Tenho mantido os mesmos simples aqui, mas muitas vezes você vai preferir combinar essas opções para assegurar que você evite redirecionamentos de encadeamento:
1 |
# Ensure www on all URLs. |
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RewriteCond %{HTTP_HOST} ^example.com [NC] |
5 |
# Ensure we are using HTTPS version of the site. |
6 |
RewriteCond %{HTTPS} !on |
7 |
RewriteRule (.*) https://%{HTTP_HOST}%{REQUEST_URI} [L,R=301] |
9 |
# Ensure all URLs have a trailing slash. |
11 |
RewriteCond %{REQUEST_FILENAME} !-f |
12 |
RewriteCond %{REQUEST_URI} !(.*)/$ |
5. Página de erro 404 customizada
Nenhum dos seus visitantes deve ver uma página de erro em preto e branco. Você deve sempre oferecer uma página 404 agradável que também ofereça os links de volta. Você também pode acabar recebendo muitos links e muito tráfego se você fizer uma página de erro interessante. Veja a da Distilled:
Isso é muito fácil de se fazer com o .htaccess:
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ErrorDocument 404 /cool404.html |
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# Can also do the same for other errors... |
4 |
ErrorDocument 500 /cool500.html |
6. Enviar o cabeçalho Vary para ajudar a rastrear o conteúdo móvel
Se você trabalha com um site móvel com a mesma URLs do seu site principal, mas ao invés de usar o design responsivo você está alterando a HTML, então você deve estar usando o cabeçalho “Vary” para permitir que o Google conheça as alterações de HTML para usuários móveis. Isso os ajuda a rastrear e indexar as páginas de forma mais adequada:https://developers.google.com/webmasters/smartphone-sites/details
Mais uma vez, isso é muito simples de se conseguir com o seu arquivo .htaccess, independente de seu CMS ou de qualquer jeito que você esteja implementando as variações de HTML:
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Header append Vary User-Agent |
7. Melhore o cache para melhorar a velocidade de local
Há um foco crescente na velocidade do site, tanto por parte dos SEOs (porque o Google se importa) e também por parte dos desenvolvedores que sabem que mais e mais visitantes estão chegando aos sites por meio de conexões móveis.
Você deve ter cuidado com esta dica para ter certeza que já não existam os sistemas de armazenamento em cache e que você escolha o comprimento de cache apropriado. No entanto, se você quiser uma solução rápida e fácil para definir o número de segundos, você pode usar a abaixo. Aqui eu defini arquivos estáticos para o cache por 24 horas:
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<FilesMatch ".(flv|gif|jpg|jpeg|png|ico|swf|js|css|pdf)$"> |
2 |
Header set Cache-Control "max-age=28800" |
8. Estilo “Voltamos já”, da Apple, para a página de manutenção
A Apple mostra uma famosa nota “Voltamos já” quando eles estão atualizando a loja. Quando você está fazendo mudanças significativas para redirecionar os usuários para uma página web, uma mensagem como esta pode ser bastante útil. No entanto, também pode fazer com que seja difícil verificar as mudanças que você fez.
Com o .htaccess, você pode redirecionar as pessoas com base no seu endereço IP, assim você pode redirecionar todos, menos o seu endereço de IP e 127.0.0.1 (este é o endereço de IP de um “home” especial):
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RewriteCond %{REMOTE_ADDR} !your_ip_address |
2 |
RewriteCond %{REMOTE_ADDR} !127.0.0.1 |
9. Torne as suas URLs mais elegantes
Uma das maiores reclamações que ouço entre os SEOs é sobre o quanto este ou aquele CMS é ruim. Pode ser muito frustrante para um SEO quando ele é prejudicado pelas restrições de um certo CMS, e uma dessas restrições é que muitas vezes você está preso com URLs horrendas.
Você pode superar isso transformando product.php id = 3123 / em ray-guns / em pouco tempo:
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# Rewrite a specific product... |
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RewriteRule ray-guns/ product.php?id=3123 |
4 |
# ... or groups of them |
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RewriteRule product/([0-9]+)/ product.php?id=$1 |
Isso não impedirá as pessoas de visitar as versões ruins das URLs, mas combinado com outros redirecionamentos (baseado em IP) ou com o uso criterioso de rel = “canonical”, você melhora tremendamente a situação. Não se esqueça de atualizar seus links internos para os novos.
10. Recrute por meio dos seus cabeçalhos HTTP
Já olhou atentamente para cabeçado HTTP do site SEOmoz, por exemplo? Você pode ter perdido a oportunidade de conseguir um emprego…
Se você quiser adicionar um cabeçalho personalizado para o seu site, você pode fazê-lo:
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Header set Hiring-Now "Looking for a job? Email us!" |
Pode ser divertido deixar mensagens para as pessoas que estão bisbilhotando – eu vou deixar isso para sua imaginação! 🙂
Faça o download das regras
Você pode conhecer todas essas regras de forma rápida a partir de umacompilação que fiz.
Cabeçalhos de visualização
Se você está inseguro sobre cabeçalhos HTTP responsivos, aqui está uma ótima ferramenta para você começar.
Se você prefere fazer isso em seu navegador, siga estes passos:
- Chrome no Windows: Ctrl-Shift-I e clique em “Rede” (recarregar a página)
- Chrome no Mac: Command-Option-I e clique em “Rede” (recarregar a página)
- Firefox: Instalar cabeçalhos HTTP
Obrigado pela leitura, e não se esqueça de testar qualquer coisa que você mudar! 🙂
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Artigo original disponível em: http://www.seomoz.org/blog/htaccess-file-snippets-for-seos
http://imasters.com.br/search/seo/10-trechos-de-arquivos-htaccess-que-voce-deve-ter-a-mao/