Iniciar, parar, pausar, continuar ou reiniciar um serviço

Para iniciar, parar, pausar, continuar ou reiniciar um serviço

Usando Serviços

  1. Abra Serviços.
  2. No painel de detalhes, siga um destes procedimentos:
    • Clique no serviço e, no menu Ação, clique em Iniciar, Parar, Pausar, Continuar ou Reiniciar.
    • Clique com o botão direito do mouse no serviço e, em seguida, clique em Iniciar, Parar, Pausar, Continuar ou Reiniciar.

Observações

  • Para abrir Serviços, clique em Iniciar, clique em Painel de Controle, clique duas vezes em Ferramentas Administrativas e, em seguida, clique duas vezes em Serviços.
  • Para iniciar um serviço com parâmetros de inicialização, clique com o botão direito do mouse no serviço, clique em Propriedades, digite os parâmetros em Parâmetros de inicialização e clique em Iniciar. Essas configurações não são persistentes; elas são usadas apenas uma vez e depois as configurações padrão são restauradas. (Uma barra invertida (\) é tratada como um caractere de escape; portanto, digite duas barras invertidas para cada barra invertida em um parâmetro.)

 

Usando a linha de comando

  1. Abra o prompt de comando.
  2. Digite uma destas opções:
    • Para iniciar um serviço, digite:
      net startserviço
    • Para parar um serviço, digite:
      net stopserviço
    • Para fazer uma pausa em um serviço, digite:
      net pauseserviço
    • Para continuar um serviço, digite:
      net continueserviço

Valor Descrição
net start Inicia um serviço.
net stop Pára um serviço.
net pause Faz uma pausa em um serviço.
net continue Continua um serviço que está em pausa.
serviço Especifica o nome do serviço.

Observações

  • Para abrir um prompt de comando, clique em Iniciar, aponte para Todos os Programas, Acessórios e clique em Prompt de Comando.
  • Para exibir a sintaxe completa desses comandos, digite o seguinte no prompt de comando:
    net helpcomando
  • Para obter mais informações sobre esses comandos, consulte <b>Tópicos relacionados</b>.

Cuidado

  • Se você parar, iniciar ou reiniciar um serviço, os serviços dependentes também serão afetados. Quando um serviço é iniciado, seus serviços dependentes não são reiniciados automaticamente. Para obter mais informações, consulte Exibir dependências de serviço.
  • Se você alterar as configurações de serviço padrão, poderá impedir que serviços-chave funcionem corretamente. É especialmente importante ter cuidado ao alterar as configurações Tipo de inicialização eFazer logon como dos serviços que estão configurados para serem iniciados automaticamente.
  • Na maior parte dos casos, é recomendável que você não altere a configuração Permitir que o serviço interaja com a área de trabalho. Se você permitir que o serviço interaja com a área de trabalho, todas as informações exibidas por ele na área de trabalho também serão exibidas na área de trabalho de um usuário interativo. Um usuário mal-intencionado poderia assumir o controle do serviço ou atacá-lo a partir da área de trabalho interativa.

Importante

  • Para aprimorar o desempenho e a segurança na família de produtos Windows Server 2003, vários serviços que anteriormente estavam habilitados no Windows 2000, foram desabilitados por padrão. Para obter uma tabela que relacione as configurações padrão e forneça informações sobre como habilitar esses serviços, consulte Configurações padrão de serviços. Observe que essas configurações se aplicam somente a novas instalações, e não a atualizações; todas as configurações de serviços anteriores são preservadas durante as atualizações para a família de produtos Windows Server 2003.

Observações

  • Para executar este procedimento, você deve ser membro do grupo Administradores no computador local ou deve ter recebido a autoridade adequada. Se o computador fizer parte de um domínio, é possível que os membros do grupo Administradores de domínio possam executar esse procedimento. Como prática recomendada de segurança, considere o uso de Executar como para executar este procedimento.
  • Alguns serviços, como RPC (Chamada de Procedimento Remoto), Log de Eventos e Plug and Play, não podem ser parados usando o snap-in Serviços ou o comando net stop. Esses serviços são necessários para o sistema operacional funcionar corretamente.

Informações sobre diferenças funcionais

  • O seu servidor pode funcionar de forma diferente dependendo da versão e edição do sistema operacional instalado, das permissões da conta e das configurações de menu. Para obter mais informações, consulte Exibindo a Ajuda na Web.

Consulte também

https://technet.microsoft.com/pt-br/library/cc736564(v=ws.10).aspx

 

Como reiniciar o IIS por linha de comando ou agendamento

Vira e mexe meu server do IIS fica muito lento, vou dar uma olhada e lá estão os processos w3wp lotando o consumo de memória e processamento, inutilmente.Como os desenvolvedores são muito bons, nunca erram e aceitam verificar os processos para uma possível falha eu preciso colocar a culpa em forças imáginárias e reiniciar o serviço do IIS.Mas como nem sempre estamos por perto ou disponivel para atuar, criei um agendamento de tarefa com o comando iisreset, para rodar a cada 3 horas.

Mas isso não vai fechar as sessões ativas naquele momento?

Infelizmente a resposta é sim, mas melhor ter que abrir novamente uma sessão em um serviço mais rápido que ficar aguardando resposta do servidor.

Existe ainda a opção de executar o comando remotamente também por linha de comando: iisreset /noforce nome_do_computador e pressione ENTER.

http://magskull.blogspot.com.br/2013/08/como-reiniciar-o-iis-por-linha-de.html
comando para reniciar os serviços via dos:
net stop mysql56 | net start mysql56
net stop “firebird guardian – defaultinstance”
net start “firebird guardian – defaultinstance”
iisreset /stop
iisreset /restart

Deixe um comentário