Atenção! Contas grandes no WHM não têm backup!

Uma das principais preocupações de todo administrador de sistemas (seja em que nível for) é com a integridade dos dados, a perecibilidade dos meios de armazenamento e a disponibilização de ferramentas que permitam efetuar cópias de segurança e restaurações, em caso de necessidade.

No momento da redação desse post, a política de backup da PortoFácil é a seguinte.

  • Toda madrugada os backups automáticos do cPanel são executados.
  • Ao final da geração dos arquivos compactados de backup, este são transferidos para um servidor de armazenamento externo, onde ficam por até cinco dias.
  • Os servidores de armazenamento ficam em datacenters diferentes da máquina que gerou o backup, com o fito de aumentar a segurança dos dados.

Para a maioria dos casos, esta política (aliada ao fato de todos os nossos servidores usarem discos rígidos em RAID 10) é suficiente para manter a integridade dos dados, e em caso de eventual necessidade de restauração bastarão alguns minutos para que uma conta seja recuperada no estado do último backup realizado.

Contas gigantes

Cerca de 3% das contas de usuários rodando em nossos servidores, contudo, apresentam um problema grave: são contas gigantescas, algumas com mais de 10GB de dados.

Não que a PortoFácil tenha qualquer política que limite o tamanho das contas de usuário, longe disso!

Entretanto, existem aspectos práticos que tornam este tipo de conta um perigo silencioso para quem tem em seus sites um negócio ou meio de vida, justamente por colocarem em risco a integridade de seus dados.

Por que o backup não funciona para contas muito grandes

As razões para que o backup do cPanel não funcione em contas muito grandes são basicamente as abaixo listadas.

  • O volume excessivo de informações para compactar pode levar o servidor a sobrecarga e consequente “congelamento”.
  • Em casos mais extremos, o espaço em disco disponível no servidor pode esgotar, pois durante a operação de backup o sistema precisa alocar temporariamente o dobro do espaço consumido pela conta (arquivos mais bancos de dados).
  • A transferência dos arquivos excessivamente grandes pode ser interrompida, gerando cópias não confiáveis nos servidores de armazenamento.
  • O script de backup pode ser “assassinado” antes de estar concluído, caso sua execução exceda uma hora.

Limite aceitável para tamanhos de contas

Não existe uma regra única que defina o tamanho máximo aceitável para uma conta no WHM. Na verdade, o melhor critério deveria ser “quanto menor melhor”.

Entretanto, podemos arbitrar que um valor seguro esteja abaixo de 1GB de tamanho.

Como identificar contas gigantes

Para identificar contas potencialmente problemáticas basta acessar o WHM com a conta de administrador, ir em List Accounts e observar o valor da coluna Disk Used.

Caso tenha qualquer dificuldade para efetuar este procedimento, basta abrir um chamado, solicitando ajuda do Suporte Técnico.

Os erros mais comuns que “incham” as contas

Na maior parte das vezes as contas que acabam se tornando gigantes e perigosas nem precisariam estar assim. Só acontece esse efeito devido ao descuido do próprio usuário.

Os erros mais comuns que os usuários cometem incluem:

  • arquivos de backups que são mantidos no diretório home da conta;
  • arquivos temporários que nunca são eliminados;
  • contas de e-mail que nunca são verificadas ou limpas, e acabam apenas como depósito de lixo eletrônico.

Conclusão

É importante deixar bem claro que a responsabilidade de efetuar cópias de segurança é do cliente, e não da hospedagem. A PortoFácil tem uma política de backups automáticos, mas eles não são mais do que uma facilidade — em hipótese alguma oferecemos garantias de que os backups estarão funcionais, principalmente no caso de contas que não sejam passíveis dos backups automáticos do cPanel.

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