Copywriting e persuasão: tudo o que você precisa saber para vender mais
Atualmente, muitas pessoas decidem começar seu próprio negócio online e trabalhar com os programas de afiliados. Copywriting e persuasão.
E você já deve ter reparado que, alguns empreendedores simplesmente não conseguem resultados muito positivos. E pior ainda, muitas vezes, acabam até mesmo desistindo do projeto criado.
Enquanto isso, outros, mesmo trabalhando com o mesmo nicho e, muitas vezes o mesmo produto, conseguem não apenas ganhar dinheiro, mas chegam a fazer fortuna dessa forma.
É claro que sabemos que existem muitos fatores que influenciam no sucesso ou no fracasso de um empreendimento.
É justamente sobre um desses fatores que quero falar no artigo de hoje.
É bastante óbvio que a base de todo empreendimento são as vendas, certo?
E neste artigo vou falar sobre algo que tem o poder de aumentar exponencialmente as suas vendas, que o copywriting.
Portanto, abaixo você vai entender melhor do que se trata, vai descobrir o que você precisa pensar antes de fazer uma copy e vai entender quais são os elementos essenciais do copywriting.
O que é copywriting?
O copywriting é uma técnica bastante antiga, que surgiu nos anos 1800, e que, no entanto, só chegou ao Brasil nos últimos anos.
O principal objetivo de uma boa copy é fazer com que o leitor realize uma determinada ação, como assinar a sua newsletter, assistir um vídeo, clicar em um botão e, mais comumente, realizar uma compra.
E, é claro, quando esse modelo de texto chegou aqui no Brasil, foi responsável por uma explosão na vendas de alguns produtos e, consequentemente, pelo enriquecimento de alguns empreendedores.
Hoje, apesar de ter se tornado muito mais popular, as técnicas de copywriting ainda continuam um mistério para grande parte dos empreendedores digitais iniciantes.
Se você ainda está um pouco perdido e não sabe do que estou falando, não se preocupe, você vai entender isso agora mesmo!
Você já deve ter visto na internet pelo menos um (mas imagino que já tenha visto vários) daqueles vídeos de vendas.
Hoje eles são extremamente comuns e usados por infoprodutores de todos os nichos.
Se você já viu vários deles, já deve ter percebido que eles são bastante parecidos entre si, certo?
Alguns dos elementos que podemos identificar facilmente nesses vídeos são: a apresentação do autor, alguns gatilhos mentais, alguns depoimentos de outras pessoas que já utilizaram aquele produto e uma oferta irresistível no final.
Além disso, outro elemento fundamental além da copywriting é o storytelling, no qual, quem vende o produto vai contar que ele era uma pessoa comum, mas que ele descobriu algo que transformou completamente a vida dele e que, no final do vídeo, é exatamente esse conhecimento, essas técnicas que ele vai dividir com você no infoproduto que ele oferece.
Mas se você não entende bem o que são todos esses elementos, não se preocupe, pois mais abaixo, vou explicar cada um deles.
Antes disso, gostaria de deixar claro que, apesar de que os vídeos de vendas são os exemplos mais simples do que é uma copwriting, saiba que as técnicas podem e devem ser utilizadas em muitos outros tipos de texto.
Alguns exemplos são:
- Anúncios.
- Vídeos de vendas.
- Cartas de vendas.
- E-mails.
- Blog posts.
- Catálogo de vendas.
- Outdoors, placas, faixas.
- Vídeos de lançamento de novos produtos.
- Banners em sites.
Como você pode perceber, uma boa copywriting pode ser utilizada em qualquer lugar para persuadir um cliente em potencial.
Alguns cuidados antes de criar sua copy
Se você tem interesse em utilizar as técnicas e dicas que vou ensinar abaixo, antes disso, você precisa pensar em alguns detalhes.
- Conheça o seu cliente
O primeiro passo é conhecer o seu cliente. Isso é essencial para que o seu negócio seja bem sucedido e é algo que vai fazer com que você consiga aumentar exponencialmente a sua renda.
Muitos empreendedores iniciantes cometem o erro de achar que apenas oferecendo o produto para o maior número de pessoas irão vender muito.
Entretanto, infelizmente, isso não é tão simples assim. Principalmente porque como você já deve ter percebido, a concorrência é grande e se ela está mais preparada do que você, é bem possível que ela esteja fazendo dinheiro, mesmo que você não esteja.
Por isso, é preciso conhecer, com o máximo de detalhes possível o seu público, entender como ele pensa, quais são as principais dores e dificuldades dele, quais são os sonhos, quais são as coisas que realmente movem essas pessoas.
Com essas informações em mente é muito mais fácil conseguir escrever algo que realmente alcance o seu público.
E, esse detalhe faz toda a diferença no número de vendas que você irá realizar e, consequentemente, na sua conta bancária.
- Conheça o seu produto
Outro fator essencial para trabalhar bem sua copywriting é conhecer com detalhes aquilo que você está oferecendo.
E a razão para isso é muito simples, você já deve ter passado pela situação de ir comprar um produto numa loja e, no entanto, ter algumas dúvidas sobre ele.
E quando você pergunta a um vendedor sobre esse produto, a maneira como a pessoa te responde faz toda a diferença, tanto pelas informações que ela passa, quanto pela segurança com que ela fala do produto.
E você já deve ter reparado o quanto isso influencia na hora da compra, certo?
Bom, quando o assunto é vender online, por mais que você não tenha um contato tão direto com quem está comprando de você, todos esses fatores também são importantes e influenciam muito na hora da venda.
Por isso, se você vai escrever uma copy, procure saber todos os detalhes sobre o seu produto e todos os diferenciais e vantagens que ele tem em relação à concorrência.
Elementos fundamentais do copywriting.
E agora que você já entendeu o que é uma copy, onde esse tipo de texto pode ser utilizado e o que você precisa saber antes de criar a sua, vamos à parte prática!
Preciso ressaltar que a persuasão é o principal objetivo da copywriting e essa persuasão se dá de várias formas e através da utilização de vários elementos.
Abaixo, portanto, você vai saber e entender melhor quais são os principais elementos de uma boa copywriting e que te ajudarão a persuadir o seu leitor.
1. Storytelling
Em primeiro lugar, vamos falar da storytelling. Como o nome sugere, trata-se de contar uma história ao leitor. Normalmente, esta história é a do próprio criador do infoproduto.
A ideia da storytelling é aproximar o leitor do criador do infoproduto, de convencer o leitor de que quem criou o infoproduto é uma pessoa comum, como todas as outras, que estava lutando contra o mesmo problema que o leitor/cliente em potencial está.
E que, depois de muito tentar, procurar alternativas, falhar diversas vezes, ele conseguiu encontrar uma solução para este problema.
Mas não uma solução qualquer, uma solução que pode ajudar o leitor a resolver este problema também.
Gostaria de ressaltar que, como eu disse acima, o principal objetivo da storytelling é o de aproximar o leitor, através do processo de identificação.
E essa é, sem dúvidas, uma estratégia muito poderosa.
Não apenas porque mostra que o criador do infoproduto é igual ao leitor, mas principalmente porque mostra que o leitor pode se tornar o que o criador do infoproduto se tornou também.
Por exemplo, o objetivo de alguém que vende um infoproduto para concurso público, é mostrar que qualquer pessoa pode atingir esse objetivo com aquele conteúdo oferecido e se tornar um servidor público, da mesma forma como o criador do infoproduto se tornou.
2. Autoridade e resultados
Ainda relacionado com o storytelling, o conceito de autoridade também é importante. Pois para realmente emplacar a venda de um infoproduto, o criador precisa convencer o leitor de que ele realmente entende do que está falando.
Uma das melhores formas de se fazer isso é mostrando resultados.
Ainda usando o exemplo acima, alguém que quer vender um infoproduto sobre como passar num concurso público pode usar as próprias aprovações como demonstração dos resultados do método.
Da mesma forma, alguém que quer vender um infoproduto sobre emagrecimento, pode usar a própria história pessoal para promover o seu infoproduto.
Mostrando como era antes e como ficou depois de ter acesso aquele conteúdo, ou nesse caso, a determinado produto físico, como por exemplo, algum suplemento alimentar.
3. Depoimentos e prova social
Ainda relacionado com os dois itens acima, também temos os depoimentos. Eles também são essenciais e ajudam muito a convencer o leitor.
Afinal de contas, além de ter funcionado para quem está vendendo o produto, os depoimentos provam que ele já funcionou também para outras pessoas.
Essa é mais uma maneira de garantir ao cliente em potencial que aquele produto realmente funciona.
Diferente do depoimento de quem quer vender o produto, que tem portanto, o interesse em vender para ganhar dinheiro.
Os depoimentos de outros usuários são tão poderosos porque essas outras pessoas não estão ganhando nada com isso.
Eles funcionam, portanto, como prova social e são os elementos mais poderosos do marketing de indicação. Que ainda é um dos tipos de marketing mais poderosos.
E é bem fácil perceber o poder do marketing de indicação na nossa vida diária. Se você quer comprar um carro novo, por exemplo, é bem provável que você faça perguntas a um amigo que já teve aquele mesmo carro para ter certeza de que ele é realmente a opção certa para você. Não é mesmo?
4. Gatilhos mentais
Outro elemento fundamental de uma boa copy são os gatilhos mentais.
Gatilhos mentais são palavras ou termos que têm como principal objetivo causar determinadas emoções e sentimentos nos leitores.
Quando usados na copywriting, eles têm a capacidade de conectar melhor o cliente em potencial e ajudar na conversão.
Veja abaixo alguns gatilhos mentais e alguns exemplos de como eles podem ser utilizados em sua copy:
Urgência: o principal objetivo desse gatilho é o de despertar a sensação de urgência no seu cliente em potencial. É bastante utilizado em copys com termos como: tempo limitado, só hoje, agora, sua última chance etc.
Escassez: aqui a ideia é a de o produto que você está oferecendo é limitado e, portanto, também tem a intenção de influenciar o leitor a comprar rapidamente para não perder a excelente oportunidade que você está oferecendo. Alguns exemplos são: vagas limitadas, bônus disponível apenas para os primeiros 10 compradores etc.
Curiosidade: a curiosidade também pode ser usada como um gatilho mental. Para isso, você deve investir em títulos criativos que gerem a curiosidade do seu leitor. Pense que apenas conseguir fazer uma pessoa clicar num link, seja de um dos seus artigos, ou daquilo que você está vendendo, já é um passo enorme em direção ao seu objetivo.
Garantia: outro gatilho mental muito utilizado e muito importante para gerar confiança por parte do seu cliente em potencial é a garantia. Hoje, é muito comum oferecer pelo menos 30 dias de garantia. Ou seja, se o cliente adquirir o produto e não gostar, ele pode receber todo o dinheiro gasto de volta. Isso quer dizer que você confia tanto naquilo que está vendendo, que simplesmente não tem medo de precisar devolver o dinheiro.
Esses são apenas alguns exemplos mais comuns, mas existem muitos gatilhos mentais que você pode e deve utilizar em sua copy.
5. Bônus e oferta irresistível
Os últimos elementos de que quero falar aqui é sobre oferecer bônus e uma oferta irresistível.
Em primeiro lugar, vamos falar sobre bônus. Você já deve ter reparado que em muitos dos vídeos de venda é muito comum o vendedor oferecer diversos bônus.
Isso é importante porque é uma maneira de convencer o leitor sobre o quanto aquele produto que você oferece é algo fantástico.
Afinal de contas, ele não vai apenas receber o que você havia oferecido inicialmente, ele vai receber ainda mais do que isso.
Para fechar com chave de ouro, temos a oferta irresistível. E a melhor maneira de tornar sua oferta irresistível é a de falar quanto valeria o curso que você está oferecendo e, além disso, todos os bônus.
Aí então, você corta o preço pela metade, ou ainda menos do que isso e, é claro tem muito mais chances de vender.
Conclusão
Neste artigo você aprendeu tudo o que precisa sobre persuasão e sobre o que é copywriting.
Agora que você já sabe qual o poder do copywriting, comece a utilizá-lo hoje mesmo nos seus textos.
Espero que você tenha gostado deste artigo e não se esqueça de deixar seu comentário abaixo.
Isso é muito importante para que eu saiba como posso continuar te ajudando a construir um negócio de sucesso.
Livros fundamentais para você aprender mais sobre Copywriting e Persuasão
Para complementar um pouco mais sobre o assunto de copywriting resolvi deixar aqui para você algumas indicações de livros que sinceramente irão mudar a maneira como você escreve seus textos.
Sinceramente acredito que esses livros deveriam fazer parte da educação básica, no entanto como pouquíssimas pessoas tem acesso ao conteúdo desses livros eles acabam de tornando um ferramente essencial no canivete suíço das pessoas que trabalham com vendas e principalmente com copywriting e persuasão.
Se você ainda não os leu, recomendo que desligue seu computador e comece agora mesmo.
Posso dizer com clareza que divido minha vida em antes desses livros e depois desses livros.
Resumindo, vale muito a pena! Mesmo!
Clique nas imagens se quiser saber mais sobre os livros!
Livro As Armas da Persuasão – por Robert B. Cialdini
Depois de passar anos caindo na lábia de vendedores, arrecadadores de doações e operadores de telemarketing, o psicólogo Robert B. Cialdini resolveu se dedicar ao estudo da persuasão. Ele queria entender quais são os fatores que levam uma pessoa a dizer “sim” a um pedido e que técnicas exploram melhor esses fatores.
Reunindo dados das mais recentes pesquisas científicas sobre o assunto, histórias de gente comum e a experiência adquirida ao se infiltrar em organizações que treinam os chamados “profissionais da persuasão”, Cialdini criou uma obra acessível, informativa e indispensável a todos aqueles que querem saber como influenciar pessoas e, ao mesmo tempo, se defender dos manipuladores.
Seis princípios psicológicos básicos governam o comportamento humano quando tomamos uma decisão e podem ser usados como verdadeiras armas.
Livro Como Fazer Amigos e Influenciar Pessoas – por Dale Carnegie
O guia clássico e definitivo para relacionar-se com as pessoas Não é por acaso que, mais de setenta anos depois de sua primeira edição, depois de mais de 50 milhões de exemplares vendidos, Como fazer amigos e influenciar pessoas segue sendo um livro inovador, e uma das principais referências do mundo sobre relacionamentos, seja no âmbito profissional ou pessoal.
Os conselhos, métodos e as ideias de Dale Carnegie já beneficiaram milhões de pessoas, e permanecem completamente atuais. Carnegie fornece, nesse livro, técnicas e métodos, de maneira extremamente direta, para que qualquer pessoa alcance seus objetivos pessoais e profissionais.
Espero que possa aproveitar as indicações dos livros, fizeram muita diferença no meu negócio.
Esse assunto foi tirado do https://feriadoprolongado.com/