Instalando o Cobian Backup 9
Instalar o Cobian Backup 9 é fácil. O programa de instalação foi cuidadosamente projetado para ajudá-lo a instalar o programa como um aplicativo ou como um serviço. Você não precisa desinstalar versões antigas do programa antes de instalar a nova. O programa de instalação irá fazer isso para você.
Para instalar o programa,basta executá-lo e aceitar o contrato de licença. Em seguida, clique em Avançar para continuar a instalação.
Selecione o diretório onde pretende instalar o programa. Se você optar por instalá-lo em um diretório onde exista uma versão antiga, o programa irá desinstalar a versão antiga e manter suas listas e sua configuração. Se você não deseja criar nenhum ícone no menu Iniciar, desmarque a caixa de seleção.
Este é o momento mais importante na instalação. Você precisa decidir se deseja instalá-lo como um aplicativo ou como um serviço. Um serviço é um aplicativo que SEMPRE é executado em segundo plano, mesmo quando nenhum usuário estiver conectado à máquina. Porque Cobian Backup 9 é um agendador, é fortemente recomendado instalá-lo como um serviço.
Se você instalá-lo como um serviço, deve levar algumas coisas em consideração: Se você instalá-lo sob a conta local do Sistema, você pode não ter acesso a outras máquinas na rede, por isso, se você está planejando acessar outras máquinas, selecione Instalar sob a conta. Entre, em seguida, a identificação do usuário e senha da conta a ser usada.
Alguns sistemas não permitem que contas tenham senhas em branco para executar um serviço, então use uma conta com uma senha. Se você estiver usando uma conta que pertence a um domínio, utilize a sintaxe Nomededominio\Conta.
Usando o Cobian Backup 9
Quando a instalação estiver concluída, você será capaz de acessar o programa através do ícone na bandeja do sistema. Dê um duplo clique no ícone Amanita (Cogumelo) para abrir o programa.
Antes de usar Cobian Backup 9 pela primeira vez, é uma boa idéia verificar as opções do programa. Cobian Backup 9 é altamente configurável e quase qualquer definição pode ser alterada. Clique no botão Opções e selecione Ferramentas.
Aqui você pode até mesmo alterar a forma como o programa funciona (como um serviço ou como um aplicativo), sem a necessidade de reinstalar o programa!
Criando minha primeira tarefa
Quando você cria uma nova tarefa, uma caixa de diálogo aparecerá. Aqui, você precisará digitar um nome para a tarefa e selecionar o tipo de backup que deseja criar. Os tipos disponíveis são: Backup Completo, Incremental, Diferencial e Fantasma.
Um backup completo apenas copia todos os arquivos, incremental copia somente arquivos novos e modificados DEPOIS do último backup e o diferencial, arquivos novos e modificados depois do ultimo backup COMPLETO. O fantasma não fará backup algum, você só pode usá-lo para executar alguns eventos, como iniciar programas, etc.
Na seção Arquivos, você precisa escolher a Origem (os arquivos e diretórios que você deseja copiar) e o Destino (o lugar que guardará a cópia de seus arquivos). Você pode entrar com várias origens e destinos. Se você inserir vários destinos, uma cópia de seus arquivos será armazenada em cada destino.
Você pode fazer o backup de arquivos individuais, pastas ou sites FTP.
Na seção Programar, você pode selecionar quantas vezes quer que esta cópia de segurança seja executada. Você pode escolher entre: manual, diária, semanal, mensal, anual ou em intervalos de tempo, utilizando a opção Cronômetro.
Aqui você pode escolher se pretende criptografar os seus dados com qualquer um dos métodos disponíveis e/ou se você quer compactar seus backups.
Na seção Especial é possível adicionar exceções à regra geral. Você pode adicionar arquivos a serem adicionados ao backup, ignorando os outros, ou você pode adicionar os arquivos que serão excluídos do backup.
Por exemplo, você pode adicionar a máscara *.mp3, o que significa que qualquer arquivo mp3 encontrado na fonte será ignorado.
Às vezes, pode ser necessário fechar um programa antes do backup começar. Alguns programas abrem arquivos no modo exclusivo, portanto um backup desses arquivos irá falhar se o programa estiver aberto.
Você pode usar os Eventos para resolver este problema. Por exemplo, adicionar um evento para fechar o programa (MS Word, no meu exemplo) antes de iniciar o backup. Quando a cópia de segurança termina o Word poderá ser aberto novamente, acrescentado outro evento para depois do final do backup, dizendo para executar o programa Word.
Às vezes, alguns problemas podem surgir com permissões. Suponha que seu serviço está sendo executado sob a conta A, mas você quer fazer backup dos arquivos que pertencem à conta B. Se A tiver poderes de administrador, então está tudo bem, mas se A for um usuário comum?
Você pode “emular” o usuário B nesta tarefa. Dessa forma, as tarefas serão executadas como se A fosse B, e então terá acesso aos arquivos de B. Quando terminar as tarefas, o programa vai voltar a rodar sob o usuário A.
Conclusão
Trata-se de uma das mais completas ferramentas de backup gratuitas da atualidade. Leve, rápido, fácil de usar e ainda totalmente em Português do Brasil. Ferramenta indispensável em qualquer computador, seja você um usuário doméstico ou avançado.
Download: Cobian Backup v9.5.5.201
Cobian Backup 11 (Gravity)
Version 11, Gravity
For Windows XP, 2003, Vista, 2008, Windows 7
Works in both 32 and 64 bits Windows
Latest version: 11.2.0.582
See what’s new
Download Cobian Backup 10
Version 10 Boletus
For Windows XP, 2003, Vista, 2008, Windows 7
(works in both 32 and 64 bits Windows)
Latest version: 10.1.1.816
See what’s new
Download Cobian Backup 9
Version 9 Amanita
For Windows NT, 2000, XP, 2003, Vista
Latest version: 9.5.1.212
See what’s new
baixar
http://files.cobiansoft.com/programz/cbSetup.exe
http://files.cobiansoft.com/programz/cbSetup10.exe
http://www.cobiansoft.com/cobianbackup.htm
http://www.baboo.com.br/tutorial/review-cobian-backup-v9-5/