O PAPEL DA INTELIGÊNCIA EMOCIONAL NA LIDERANÇA

Ética e QI são fatores importantes para o sucesso profissional, porém não são suficientes quando o assunto é liderança. Neste caso, existe um elemento fundamental: a inteligência emocional (IE). Entender e controlar as emoções, tanto as próprias como a dos companheiros de trabalho, é imprescindível no mundo dos negócios. Essa administração não é uma tarefa simples. Para isso é necessário fazer uma autoanálise e colocar toda a reflexão em prática.

A IE, nada mais é, do que o uso inteligente das emoções e sentimentos. Pessoas com essa capacidade e controle são reconhecidas por serem fortes, determinadas, inteligentes, motivadoras e, consequentemente, bons líderes. Essas qualidades não devem ser confundidas com simpatia. Cidadãos que possuem esse atributo como o traço mais marcante da personalidade, geralmente estão em busca de aprovação constante. Segundo publicação do site Exame, existem posturas características de quem não possui inteligência emocional. Geralmente são indivíduos inconstantes, que não possuem opinião própria, não enxergam os companheiros de trabalho e não reconhecem as próprias fraquezas.

Estudos já constataram que os indivíduos providos de IE são mais bem-sucedidos na vida profissional. Uma pesquisa publicada pelo site Mother Nature Network, onde foram avaliadas cerca de 17 mil pessoas, da infância até a fase adulta, por um intervalo de 50 anos, revelou que os indivíduos considerados emocionalmente inteligentes obtiveram mais sucesso do que os que eram reconhecidos por seu QI. Este é apenas um dos muitos estudos que existem sobre este tema. O fato é que pessoas que conseguem controlar as emoções apresentam maior nível de produtividade, o que interfere diretamente nos resultados profissionais e também na vida pessoal.

4 dicas de como desenvolver a sua inteligência emocional

Grandes gestores são capazes de despertar o melhor de seus colaboradores e fazer com que realizem grandes feitos sem ter o peso da obrigação. Ou seja, o líder faz com que a sua equipe trabalhe entusiasmada e não esmoreça diante de grandes desafios. A seguir, veja algumas dicas de como desenvolver sua inteligência emocional.

  1. Invista em você!

Segurança é tudo no mundo dos negócios. Por isso é importante investir em cursos e workshops da sua área de atuação. Um curso de liderança também pode ser uma excelente ferramenta para alcançar resultados positivos no seu trabalho

  1. Confiança se conquista!

A confiança é a base de todo tipo de relação. Não seria diferente no ambiente empresarial. Os liderados precisam se sentir seguros com o seu comandante. Além disso, essa segurança está diretamente ligada com os resultados. A melhor forma de contagiar a sua equipe é resgatar a autoconfiança de todos. Chame a atenção quando for preciso, mas reconheça os esforços e aponte os pontos positivos.

  1. Dê espaço!

Ouvir a opinião da sua equipe é fundamental. Além de dar espaço para o crescimento dos seus funcionários, você abre os seus horizontes. E aprende mais. Ter sensibilidade para identificar as intenções alheias é uma característica fundamental de um líder provido de IE.

  1. Estimule a participação!

Liderar pode ser uma responsabilidade de todos. Pedir a participação da equipe é fundamental para o crescimento da empresa. Além disso, estimula a criatividade. Lembre-se que ser líder é muitas vezes ser vulnerável. Nem sempre você terá todas respostas.

 

 

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