Um “pânico” de 24 horas nos mercados de criptomoeda viu o Bitcoin (BTC) atingir os baixos mínimos não vistos em mais de um ano em 20 de novembro, com ativos em todo o mundo perdendo milhões.
Dados de Cointelegraph, Coin360, CoinMarketCap e Bitcointicker capturaram atividade frenética na terça-feira, com o BTC/USD caindo para 17%, chegando a US $ 4.237.
Visualização de mercado da Coin360
As perdas diárias do Bitcoin atualmente totalizam 15,5% após uma correção, para cerca de US $ 4.500, enquanto a situação permanece altamente volátil à medida que o par testa novos níveis de resistência.
Gráfico de preços de 7 dias do Bitcoin. Fonte: Bitcoin Price Index da Cointelegraph
Os eventos marcam uma continuação das condições instáveis desencadeadas em 15 de novembro, quando a altcoin Bitcoin Cash (BCH) passou por um contencioso hard fork, que resultou no surgimento de duas redes concorrentes separadas.
Enquanto o BCH inicialmente manteve grande parte do seu valor, nas 24 horas até o momento do texto, isso foi revertido para os investidores, com o BCH/USD perdendo quase 40% para testar o suporte em US $ 200.
Enquanto o BCH assumiu firmemente a liderança como o pior desempenho dos vinte maiores ativos cripto, outros também sofreram pesadas perdas.
O Ethereum (ETH) ampliou significativamente sua lacuna na capitalização de mercado com o Ripple (XRP), consolidando sua posição como a terceira maior criptomoeda. As perdas diárias da ETH/USD estavam em torno de 15% no momento do texto, em comparação com os 6,2% da XRP/USD.
Gráfico de preços de 7 dias do Ethereum. Fonte: Ethereum Price Index da Cointelegraph
Em outros lugares, vários ativos perderam mais de 17% no dia, enquanto Tezos (XTZ) e Binance Coin (BNB) perderam quase 20%. Até mesmo o Stablecoin Tether (USDT) está atualmente em queda de 2% em um período de 24 horas.
Embora os analistas tenham adotado uma abordagem amplamente pragmática em relação à crise, a conversa nas mídias sociais, no entanto, voltou ao tema de quando o BTC, em particular, fará “botto” em termos de dólares.
Várias fontes continuam a afirmar que o apoio principal está em torno de US $ 4.000, enquanto, se este for quebrado, US $ 3.000 devem marcar uma barreira definitiva.
“As pessoas entraram em pânico”, escreveu o entusiasta de cripto John McAfee no Twitter, resumindo seus pensamentos.
No momento, o valor total de mercado é de cerca de US $ 146 bilhões, abaixo de sua alta semanal de cerca de US $ 212 bilhões – o valor total de mercado ficou em US $ 146 bilhões em 6 de outubro de 2017.
Valor total de mercado desde outubro de 2017. Fonte: CoinMarketCap