Tabela de Partição GUID
Em hardware a Tabela de Partição GUID (GPT) é um padrão para o layout da tabela de partição em um disco rígido físico. Embora seja parte do padrão de Extensible Firmware Interface (EFI) (a proposta de substituição da Intel para a BIOS da IBM), ele pode ser usado em sistemas BIOS sistemas devido às limitações das tabelas de partição na Ficha de Boot Principal, que limitam o tamanho máximo do disco a 2 TiB.
O Windows XP 32-bit (das versões do Windows XP, a mais utilizada) e versões anteriores do Windows não podem (sem Hacks) ler ou escrever em unidades formatadas com uma tabela de partição GUID, no entanto, Windows Vista e Windows 7 possuem esta capacidade.1
Índice
Recursos
Atualmente, esquemas de tabela de partição baseados em MBR inserem a informação de particionamento na própria ficha principal de boot (MBR(em inglês)) (que no sistema de BIOS também é o recipiente para o código que inicia o processo de inicialização dos discos). Em GPT, informações da tabela de partição são armazenadas no cabeçalho do GPT, mas, para manter a compatibilidade, o GPT retém a entrada MBR como primeiro setor do disco, seguido por um cabeçalho de tabelas de partições primárias, o início efetivo do GPT.
Como MBRs modernos, o GPT utiliza endereçamento de bloco lógico (LBA (em inglês)) no lugar do histórico adereçamento cilindro-cabeça-setor (CHS(em inglês)) de MBRs antiquados. Informações MBRs antiquadas estão contida no LBA 0, o cabeçalho do GPT está no LBA 1, e seguido da tabela de partição. Em Microsoft Windows 64-bits, 16.384 bytes, ou 32 setores, são reservados para o GPT, deixando o LBA 34 como o primeiro setor útil em o disco.
Segundo a Apple Inc.,2 “Não assuma que o tamanho do bloco sempre será 512 bytes.” Dispositivos de armazenamento modernos, tais como drives de estado sólido podem conter LBAs de 1024 bytes e algumas unidades de disco magneto ótico (mo) usam setores de 2048 bytes (drives MO, que geralmente não são particionados). Fabricantes de discos rígidos estão planejando a transição para setores de 4096 bytes, para 2010, as primeiras dessas unidades empregarão firmware que apresentará a ilusão de setores de 512 bytes para o SO.3
Discos que inicializam Macs Intel são normalmente formatados com uma tabela de partição GUID, e não com os Mapas de partição Apple.
O GPT também fornece redundância. O cabeçalho e tabela de partição GPT são escritos em ambos início e final do disco.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Tabela_de_Parti%C3%A7%C3%A3o_GUID